OUVIDORIA  |  

Atividades marcam o encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Alunos de escolas estaduais participaram do encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. (Foto: Aurilene Alencar)

Alunos de escolas estaduais participaram do encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. (Foto: Aurilene Alencar)

26 de junho de 2018

Em todo o país, de 19 a 26 de junho, são realizadas atividades que visam a prevenção ao uso das drogas. Para encerrar a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, o Governo do Estado, por meio do Fórum Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, realizou uma tarde de ações nesta terça-feira (26), no Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, no bairro Vinhais, em São Luís.

Mais de 400 alunos das escolas estaduais Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale e do Centro de Ensino Prof.º José Nascimento Morais participaram do evento que contou com a apresentação do projeto ‘Papo Reto’, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Púbica (SSP), por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, e também atividades culturais, com oficinas de dança desenvolvidas pelo Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro (Cisaf). Ações do programa ‘Juventude Prevenida’, da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), também foram desenvolvidas na ocasião.

O coronel Marcos Silas David, juntamente com o investigador do Senarc Diego Santos e o sargento da PM Agnei Pereira, conversaram com os alunos sobre as maiores causas de apreensões de adolescentes pela polícia relacionadas às drogas.

Segundo o coronel Marcos David, as atividades das polícias dentro das escolas é importante para a prevenção do uso de drogas e de que os alunos sejam aliciados por bandidos. “Infelizmente, nas redondezas de algumas escolas há trafico de drogas. Então, é fundamental que a polícia realize ações de prevenção, palestras e rodas de conversas com alunos”, frizou o coronel.

Na oportunidade, foi divulgado o contato do Senarc para denúncias que visem auxiliar o trabalho da polícia no combate às drogas, principalmente nas imediações das escolas. Através do telefone, que também é whatsapp (98 98163-4899), são recebidas as denúncias, com anonimato garantido.

O diretor do Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, Romilson Santos, contou que ficou feliz pela escola ter sido escolhida para receber a ação. “Quando o jovem recebe informações de outras pessoas, externas ao ambiente escolar, com outros discursos, ele tende a absorver melhor. A iniciativa realizada hoje é extremamente pertinente e adequada para este momento de dificuldade no enfretamento ao uso de drogas entre os jovens”, revelou Romilson.

Guilherme Felipe, aluno do primeiro ano do ensino médio, de 16 anos, destacou a importância de atividades com a temática da prevenção às drogas dentro da escola. “O evento em si trouxe uma proposta muito boa, pois hoje em dia as drogas tem sido muito presentes na vida de todos os jovens. Hoje trouxeram aqui uma mensagem de que, não é porque o nosso amigo usa que temos que usar também”, explicou o aluno.

Para Marcos Pacheco, secretário de Estado de Políticas Públicas, é preciso fazer um trabalho intenso no ambiente escolar. “Os espaços escolares são privilegiados para colocarmos em prática uma política de proteção. Em todo o país há uma tendência forte do uso de drogas nas escolas, e, por causa disso, o Governo reuniu diversas secretarias para que, articuladas, criem uma ‘cinturão de contenção’ para evitar o uso de drogas entre os alunos”, destacou Pacheco.O evento contou com a participação das secretarias de Governo de Educação, Segurança, Saúde, Juventude, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas

Endereço:
Av. Dom Pedro II, S/N, Palácio dos Leões,
Centro – São Luís (MA)
CEP: 65010-070

Fone:
(98) 3012-6565

Email:
gabinete@seepp.ma.gov.br
ascom@seepp.ma.gov.br

Onde estamos

Click to open larger map